personalidade trabalho 2
PSICOLOGIA
ANDRESSA DIAS GUIMARÃES
CALINE DOS SANTOS RUFINO
FERNANDA MIRANDA
JOELMA BARREIROS
LORENA RAMOS RISSO
LUANA MARIA CAETANO MANTEGAZINI
GEORGE KELLY: TEORIA DO CONSTRUCTO PESSOAL
NOVA VENÉCIA
2015
ANDRESSA DIAS GUIMARÃES
CALINE DOS SANTOS RUFINO
FERNANDA MIRANDA
JOELMA BARREIROS
LORENA RAMOS RISSO
LUANA MARIA CAETANO MANTEGAZINI
GEORGE KELLY: TEORIA DO CONSTRUCTO PESSOAL
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Psicologia da Faculdade Capixaba de Nova Venécia – Multivix, para a disciplina de Psicologia da Personalidade I, como requisito para obtenção da avaliação bimestral. Professora: Daniely Lorenzon.
NOVA VENÉCIA
2015
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho procurou-se investigar sobre a vida e obra do pesquisador George Kelly. Como fundador da Teoria do Constructo Pessoal, Kelly dizia que cada pessoa cria um conjunto de constructos cognitivos sobre o ambiente. Com base nesse padrão, fazemos previsões sobre nós mesmos, sobre as pessoas e eventos, e as usamos para formular respostas e orientar nossas ações. (Schultz, Schultz, 2010).
Segundo Schultz e Schultz (2010) a teoria de personalidade que Kelly propôs originou-se de sua experiência como clínico. O modelo de natureza humana desenvolvido por Kelly concluiu que as pessoas agem da mesma forma que os cientistas.
A abordagem de Kelly trabalha com constructos conscientes por meio dos quais as pessoas organizam sua vida. A teoria do constructo pessoal difere das outras abordagens, pois ele postulava que as pessoas organizam o seu mundo formulando hipóteses e testando-as na realidade da vida (Schultz, Schultz, 2010).
Segundo Kelly (1963), os seres humanos constroem sua realidade na qual respondem, e sua resposta está direcionada pelas suas experiências, utilizando conceitos prévios similares para antecipar as consequências do comportamento (Hall; Lindzey; Campbell, 2000). Desta forma, a teoria