Resumo para a prova de política internacional
1) Como podemos definir o sistema internacional?
Podemos definir o sistema internacional como um conjunto de atores, quais as relações geram uma configuração de poder, da qual se produz uma rede complexa de interações de acordo com determinadas normas e regras. (Barbé)
1.1) O QUE É A ESTRUTURA DO SISTEMA INTERNACIONAL? Segundo Barbé é uma configuração de poder surgida das relações entre os atores
2) Os três pontos principais di Sistema Internacional?
Atores: (quem interage)
Estrutura: (onde Interagem)
Processo: (como interagem)
3) COMO PODEMOS DEFINIR O ATOR INTERNACIONAL?
Podemos definir que, o ator internacional é o grupo individuo ou entidade q tem HABIIDADE de promover recursos que lhe permitam atingir seus objetivos, que tem CAPACIDADE para influenciar outros atores do sistema, e que desfrute de certa AUTONOMIA.
(Barbé, 135)
3.1) As condições dessas definições são:
HABILIDADE; de mover recursos
CAPACIDADE; de influenciar outros atores
AUTONOMIA
OBS: Sendo de relevância maior a capacidade.
4) QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE ATORES?
GOVERNAMENTAIS:
Estado e OI
NÃO-GOVERNAMENTAIS:
ONGs e ETNs
5) O QUE ENTENDEMOS POR FORÇAS TRANSNACIONAIS?
Entendemos por força transnacionais os movimentos e as correntes de solidariedade de origem privada que são estabelecidas através das fronteiras e que tendem a fazer valer ou impor seu ponto de vista no sistema internacional.
5.1) QUANDO SURGE A TRANSNACIONALIDADE?
A transnacionalidade surge quando acreditamos que os estados são os únicos atores do sistema e centramos a nossa atenção nos canais múltiplos que conectam as sociedades através ou acima das fronteiras estatais. 5.2) QUAIS OS TIPOS DE FORÇAS TRANSNACIONAIS? As forças transnacionais vão de Igrejas, até a opinião pública que pode ser gerada em torno de assuntos como guerra ou desastre natural e tem impacto na ação dos atores estatais. 5.3) Organizações não governamentais são: