TRABALHO PENAL
DIREITO
JOSÉ HALYSON DE MORAIS SANTOS
JOSÉ MOISES
CRIME ORGANIZADO
RECIFE
2015
UNINASSAU
DIREITO
JOSÉ HALYSON DE MORAIS SANTOS
JOSÉ MOISES
CRIME ORGANIZADO
Trabalho de direito penal IV apresentado ao professor Fernado Alves para obtenção da nota extra equivalente a 1,0 ponto.
RECIFE
2015
SUMÁRIO
1 CONCEITUAÇÃO DO CRIME ORGANIZADO 3
1.1 Tráfico de drogas ilegais 3
1.2 Furto e roubo de veículos 3
1.3 Roubo de cargas 4
1.4 O jogo do bicho 4
1.5 Falsificação de remédios 5
1.6 Contrabando 5
1.7 corrupção 5
1.8 Roubos a bancos 6
1.9 Sequestro 6
1.10 Grupo de extermínio 6
1 CONCEITUAÇÃO DO CRIME ORGANIZADO
Há vários estudos sobre o que é o crime organizado. O cientista social Guaracy Mingardi distingue o modelo tradicional, que teria entre nós uma forma aproximada do jogo do bicho, e o modelo empresarial, que é mais comum no Brasil. Para ele, o modelo tradicional possui sistema de clientela (com lealdade, obrigação), impõe a lei do silêncio aos membros ou pessoas próximas, cultiva o conceito de honra, uso da violência ou da intimidação e conta com a proteção de setores do Estado. Além de características do modelo empresarial, com hierarquia própria, planejamento, divisão do trabalho e previsão de lucros.
Formas, manifestações e desenvolvimento do crime organizado Organização e economia do tráfico de drogas ilegais, do furto e roubo de veículos e do roubo de cargas 1.1 Tráfico de drogas ilegais
A população tem um contato maior com o microtráfico que se espalha nos locais de venda de drogas nos bairros e favelas das cidades de todo o país, as chamadas “bocas”. Estes pontos de venda de maconha, cocaína, crack podem ser bares, esquinas, barracas, casas, com número variado de integrantes e de consumidores. As crianças e adolescentes são muito usados como mão-de-obra no microtráfico. Os consumidores são jovens e adultos de todas as classes sociais.
Os grandes traficantes