BLOCOS ECON MICOS
O resultado da economia mundial globalizada, a tendência é a formação de blocos econômicos destinados a realizar uma maior integração entre seus membros e facilitar o comércio entre os mesmos. Geralmente adotam a redução ou insenção de impostos e tarifas alfandegárias , buscando soluções em comum para problemas comerciais. O comércio entre os integrantes de um bloco aumenta e gera crescimento deixando de participar de uma organização do tipo viver isolado no mundo comercial. Tais associ_ ações são formadas por países vizinhos ou que possuíam atividades culturais ou comerciais. O comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta gerando crescimento econômico entre os países.
Recebe o nome de bloco econômico , a associação de áíses que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si, e que concordam em abrir mão da parte soberana nacional em proveito da associação. Os blocos econômicos da parte soberania nacional em proveito da associação. Os blocos econômicos podem ser formados por acordo de vários estados ou parte de uma organização regional dependendo do nível de integração econômica.
As últimas décadas testemunharam a formação de blocos econômicos regionais , a associação de países que precisavam manter as economias privilegiadas. Em 1997, mais de 50% de todo comércio mundial foi realizado sob as organizações de blocos comercionais regionais. Os blocos comerciais podem ser definidos por diferentes categorias, como : Zona de preferência tarifária, Zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica monetária. Cada modalidade equivale a um grau maior de comprometimento , soberania cabe aos membros do bloco decidir qual o nível mais adequado , sendo que o primeiro bloco foi criado na europa , em 1956 , formado pela : Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França. Sendo conhecido pela sigla CECA ( Comunidade Europeia do carvão e do aço ).Esse grupo foi logo