Sinovite E Tenossinovite
Conceito; O termo sinovite é utilizado para descrever uma inflamação do tecido que reveste a parte interior das articulações, chamada membrana sinovial. Ela pode ocorrer em qualquer articulação (ou junta) do corpo, mas é mais comum no joelho, no quadril e na mão.
Causas; As causas da sinovite podem ser:
Trauma direto na articulação
Excesso de uso (doença do trabalho)
Infecção viral
O tecido sinovial, que é responsável por produzir o lubrificante da articulação, começa a produzi-lo de forma exagerada e essa produção excessiva leva à inflamação da articulação, produzindo dor e incômodo.
Consequências; as consequências da sinovite são:
Aumento da temperatura na articulação
Dor ao movimentá-la
Articulação pode ficar mais avermelhada
Inchaço local
Dificuldade em movimentar a articulação e o membro afetado
Exemplos; uma das causas mais frequentes de sinovite é a artrose ,principalmente nas articulações do membro inferior. a artrite é uma inflamação na articulação e essa inflamação pode irritar a sinóvia e produzir sinovite. Tendinite de cotovelo, Bursite de ombro,Tendinite do supra espinhoso, Capsulite de ombro, Tendinite de Aquiles,Periostite de Tíbia etc.
Fatos; Sinovite é uma doença articular caracterizada pela inflamação da membrana sinovial, tecido que reveste as articulações. Quando associada a inflamação do tendão passa a se chamar tenossinovite.
Medidas preventivas; O tratamento da sinovite implica no médico ortopedista determinar a causa da sinovite, a sinovite em geral é causada por uma outra patologia ,se não tratarmos a causa de base a chance da sinovite retornar é grande. Quando a sinovite acomete o joelho algumas vezes o ortopedista tem que drenar a articulação. O punção aspirativa é feita sob técnica asséptica e normalmente feita no consultório não sendo necessária a internação do paciente. evitar movimentos repetitivos do joelho, mão, punho, cotovelo e ombro
Bibliografia; www.tuasaude.com