BALAN O PATRIMONIAL
BALANÇO PATRIMONIAL 1
1. CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO 2
2. EXEMPLO DE UM MODELO REAL 7
3. MODELO DE PLANO DE CONTAS 8
4. DRE 20
5. FORMATO E CONTEÚDO BÁSICO DO DRE 21
6. BIBLIOGRAFIA 26
Balanço patrimonial - conceitos básicos
O balanço de uma empresa é o meio formal pelo qual a alta administração presta contas de seu desempenho aos acionistas e ao mercado, expondo nele um resumo sobre todos os negócios efetuados, as despesas envolvidas na atividade, impostos e encargos que incidiram sobre elas e foram pagos, além do lucro obtido no exercício de sua atividade.
De forma genérica podemos dizer que o balanço patrimonial é um conjunto de documentos em que ficam registrados os bens, direitos e obrigações da empresa num determinado momento, onde são representados em padrões contábeis.
Regulamentação do PL
No Brasil a regulamentação é realizada através do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC, por meio das Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC. Em 2007 com a publicação da Lei 11.638/2007começa a convergência brasileira aos padrões internacionais e em 2009 com a Resolução CFC 1.156/2009, as NBCs devem seguir os padrões internacionais contidos nos International Financial Reporting Standards (IFRS) publicados pelo International Accounting standards Board (IASB)
Assim, a partir de 2010 ficam obrigadas todas as empresas, a elaborar seus demonstrativos financeiros conforme as novas normas. O conjunto completo de IFRS deve ser observado pelas sociedades de grande porte e as pequenas e medias empresas estão sujeitas ao previsto na Resolução CFC 1.255/2009. As principais mudanças se referem a nova estruturação do Balanço Patrimonial, os critérios de avaliação dos ativos e passivos, a publicação do Fluxo de Caixa e da Demonstração do Valor Adicionado, dentre outros.
Uma das razões mencionadas pelo CPC para a integração das regras é o custo extra que investidores de outros países tem para trocar informações com empresas brasileiras,