TRABALHO OUT2014
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O estresse é considerado um dos males da atualidade.Com o aumento da competitividade as empresas têm que continuar mudando para se adaptar a novas tendências e não perder espaço no mercado e assim cobram mais de seus funcionários. O tempo gasto no serviço também aumentou, profissionais em posições mais altas chegam a gastar 65 horas por semana do seu trabalho. Essas situações em muito contribuem a um aumento do estresse. Trata-se de uma doença e a pessoa afetada tem grandes chances de ficar convalescida e falecer antes do tempo.
Já é de conhecimento popular que o estresse prejudica tanto o trabalhador quanto o seu empregador. Estima-se que no Brasil 3,5% do PIB é perdido com custos relacionados ao estresse no trabalho, sendo que pesquisas indicam que 70% dos trabalhadores no pais estão estressados e no resto do mundo os dados não são diferentes.
2 DESENVOLVIMENTO
Hoje em dia é comum ouvir pessoas dizendo que estão estressados, geralmente a grande maioria ficam desnorteados com a variedade de alterações físicas, pensamentos e emoções que acontecem com elas.
O estresse surge como consequência de esforços adaptativos da pessoa a situação existencial e as mudanças em seu ambiente familiar ou profissional. O estresse é considerado o mal do século, seus efeitos são tão negativos para as pessoas e para as organizações. O estresse no ambiente de trabalho atrapalha o desempenho dos colaboradores, acarreta baixa produtividade e até prejuízo em alguns casos para as organizações.
O estresse afeta as funções fisiológicas, é uma resposta do corpo a um agente estressor externo. Ao perceber uma possível ameaça, o corpo reage liberando hormônios que tornam a reação a perigos mais rápido: a glicose, que fornece energia para fugir, aumenta no