Trabalho Nath
Denota-se a importância da Literatura na Educação, pois a Literatura Infantil possui características especiais, representa o homem, o mundo e a sua vida por meio da palavra. Além de informação, leva ao encontro da criança um mundo encantado de sonhos e fantasias, onde esta, com sua interpretação, ouvindo ou lendo histórias, imagina e vivencia o mundo ficcional, buscando soluções de possíveis problemas, resolvendo os seus conflitos, uma vez que a literatura está cercada de emoções, sentimentos, fantasias e realidades, magia, beleza, descobertas, alegria e prazer. Fazendo uso desses aspectos, a literatura, trabalhada nesse sentido em sala de aula, de prazer, favorece o desenvolvimento integral da criança (COELHO, 1993).
O livro é uma obra do escritor francês Antoine de Saint –Exupéry , foi publicada nos Estados Unidos em 1943, mostra como deixamos passar despercebido, coisas realmente importantes, e que precisamos um do outro, tendo um marco até os dias atuais, mostrando uma “delicadeza”, “fragilidade”, partindo para um parâmetro educativo.
O escritor se torna, em sua obra, um dos personagens principais, além de ser o próprio narrador do enredo, protagonizado por um jovem de cabelos da dourados e cachecol vermelho. A história tem início com um problema no avião que fica preso temporariamente no deserto do Saara. Ao acordar, certa manhã, o narrador se depara com O Pequeno Príncipe, que lhe pede para desenhar um carneiro para ele. O narrador tem vivências ruins com desenhos, pois quando criança ele desenhou um elefante engolido por uma jiboia, mas os adultos apenas viam em sua obra o esboço de um chapéu. Bem chateado e sem incentivos para continuar a criar, ele tem dificuldades para atender ao pedido do pequeno jovem, mas é incentivado por encontrar alguém que finalmente vê em seu desenho a imagem real, além das aparências, e consegue assim produzir um carneiro dentro de um recipiente. Esta parte revela as dificuldades dos adultos para perceberem o