historia da historiografia da História das Relegiões

1520 palavras 7 páginas
Trajetória da historiografia e escolas de estudo e interpretação da História das Religiões

O início da trajetória da historiografia da História das Religiões pode ser compreendido a partir do momento em que o homem começou a se manifestar através de símbolos, podemos identificar algo peculiar do ser humano, começava-se a formar grupos de índole religiosa. A religião é fato antigo na humanidade, sendo assim o estudo da historiografia da História das Religiões e a interpretação dos materiais disponíveis que nos remontam ao passado, nos conduz ao uso de algumas técnicas, as quais são providas pela metodologia da ciência histórica, que por sua vez busca estudar, problematizar e interpretar os fatos religiosos remanescentes e atuais.
Assim, partindo da contextualização dos fenômenos atuais, a ciência da religião caminha na história procurando interpretar características culturais das sociedades que versem sobre o mítico e o sagrado. Isso aponta que a investigação do passado é fundamental para ao mesmo tempo entender o que ocorre na atualidade e junto se tenha pistas do que o futuro promete. Fica claro que o engajamento é no presente, uma vez que nele se encontra a história "em-se-fazendo", a qual tem o mesmo cenário da história já feita. Na História das Religiões, o momento presente não representa mera reprodução do passado, embora o passado possa ajudar a explicar fatos atuais.
Conforme Eliade (1992) é possível pensar em história História das Religiões há cerca de 2.500 anos uma primeira manifestação de inte­resse pela História das Religiões na Grécia clássica, no século 5º a.C. com Teofrasto (372-287 a.C.) que pode ser considerado o primeiro historiador grego das reli­giões. Teofrasto foi sucessor de Aristóteles na direção do Liceu e compôs uma História das Religiões em seis livros, no entanto, no final do período antigo, foram os estoicos que exerceram uma influência mais profunda uma vez que resgataram e revalorizaram a herança mitológica por meio do mé­todo da

Relacionados