relatorio 2 determina o de ferro correto
MARCILA CRISTINA ANACLETO - 27158
MAYARA RUBIO DA SILVA - 28460
EXPERIMENTO 2:
DETERMINAÇÃO DE FERRO
ITAJUBÁ
21 DE MARÇO DE 2014
MARCILA CRISTINA ANACLETO - 27158
MAYARA RUBIO DA SILVA - 28460
EXPERIMENTO 2:
DETERMINAÇÃO DE FERRO
Relatório da aula prática, submetido ao professor Flávio Soares, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Química Analítica Quantitativa do curso de graduação em Química Bacharelado da Universidade Federal de Itajubá.
ITAJUBÁ
21 DE MARÇO DE 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
3 PARTE INSTRUMENTAL 4
4 PROCEDIMENTO 5
5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 5
6 CONCLUSÕES 12
REFERÊNCIAS 13
ANEXOS 13
1 INTRODUÇÃO
A gravimetria é um método analítico quantitativo que consiste em operações com o objetivo de determinar a quantidade de um dos constituintes em uma amostra, por pesagem direta do elemento puro ou de um de seus derivados, cuja composição é conhecida e bem definida [1; pag. 161].
Na análise gravimétrica, a massa de um determinado produto é usada para calcular a quantidade de analito (da espécie que está sendo analisada) presente na amostra original. As etapas da análise gravimétrica são: preparo da solução, precipitação, digestão, filtração, lavagem, secagem ou calcinação e pesagem. É necessário que o elemento esteja em solução para se iniciar a análise. Na precipitação convencional, a solução que contém a substância a ser analisada é mantida sob agitação enquanto o reagente precipitante é adicionado lentamente. Mesmo com essa precaução ainda ocorrem zonas de altas concentrações locais, que provocam o aparecimento inúmeros cristais de pequeno tamanho, de difícil filtração, para que isso seja evitado, faz-se o processo de digestão que consiste em deixar o precipitado em contato com a água-mãe, visando obter um precipitado constituído de partículas grandes, o mais puro possível, e de fácil filtração. Após a filtração é feita a lavagem do