ASIA ORIENTE MEDIO
GEOGRAFIA
ÁSIA
ORIENTE MÉDIO
ALINE STEFFANATO
N 10 9 B DELFINA
SANTO ANDRÉ
MAIO/2014
CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, mais de seis milhões de judeus foram exterminados nos campos nazistas. Com isso, as organizações voltadas para ajuda humanitária passaram a resgatar os judeus que sobreviveram aos campos de concentração e embarcá-los clandestinamente para a palestina. A
O fato revigorou a ideia de criação de um Estado judeu na Palestina. Em 1947, em assembleia realizada pela ONU, foi deliberada a divisão da Palestina em dois Estados, o Estado Judeu e o Estado Árabe. Em maio de 1948, os judeus fundaram oficialmente o Estado de Israel.
INTIFADA
È o termo que representa a insurreição dos palestinos contra os abusos promovidos pelos israelenses.
A palavra árabe “intifada” tem um significado geral de revolta. O termo pode ser utilizado para exemplificar qualquer tipo de revolta de um grupo contra outro de atitudes opressoras. Entretanto o termo ganhou destaque e especial atribuição aos movimentos de resistência promovidos pelos palestinos contra a política de Israel que é apoiada pelos Estados Unidos.
CRIAÇÃO DA OLP
A Organização para Libertação da Palestina (OLP) é uma organização política e paramilitar de palestinianos dedicada ao estabelecimento de um estado palestiniano independente. A OLP foi presidida por Yasser Arafat, desde 1969 até sua morte em 2004, tendo sido sucedido por Mahmoud Abbas. Em anos recentes, o objetivo oficial da OLP foi redefinido para consistir apenas na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
GUERRA DOS SEIS DIAS
Foi um conflito relâmpago que aconteceu entre Israel e os países árabes Egito, Jordânia e Síria, que contavam com o apoio do Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Argélia e Sudão.
Após o término da guerra pelo controle do Canal de Suez, um clima de tensão ficou no ar, deixando claro que qualquer detalhe mal interpretado poderia levar as causas de uma nova guerra, e foi