Ciclo Do Plastico
MATERIAL ESCOLHIDO: PLÁSTICO
A pesquisa realizada trata do ciclo de vida do plástico na construção civil, podendo se observer que a cada ano ele se torna mais importante e prático em diversos segmentos da construção.
De acordo com SANTOS, nos últimos cinquenta anos, a indústria das matérias plásticas desenvolveu-se intensamente, chegando a superar a indústria do aço. materiais como o poliestireno, o polietileno, o policloreto de vinilo (pvc), a poliamida (nylon), ou o polipropileno, que são os mais utilizados, estão presentes no cotidiano tanto de grandes centros urbanos quanto em pequenas cidades rurais. O nome plástico foi adotado para designar um grupo de materiais capazes de serem moldados em diversas formas através da deformação plástica.
O nível de procura e utilização de materiais plásticos permitiu a transformação desse material em um produto barato, atual e importante, com manutenção simples, acessível e de fácil obtenção de mão de obra. O plástico vem sendo utilizado na substituição de outros materiais, como o vidro, a madeira e metais, devido ao fato de ter uma fácil adaptação à produção em massa e processos industrializados e por ser resistente à corrosão, isolante térmico, e ainda ter baixo custo. Suas desvantagens estão relacionadas à baixa resistência à tração, impacto e altas temperaturas. As matérias primas para a produção do material podem ser de origem vegetal, mineral ou animal (carvão, petróleo, areia, leite etc.). O plástico é constituído pela combinação de oxigênio, hidrogênio, nitrogênio com o carbono.
Devido à densidade, absorção de água, dureza, condutibilidade térmica e leveza, o plástico é utilizado nas contruções civis, principalmente em tubulações de água, telhas de PVC, aparelhos de iluminação, conexões de material sanitário, isolamento acústico e térmico, proteção de paredes e lajes contra chuva, cobertura de materiais depositados ao ar livre, reforço nas telhas plásticas, paredes