Trabalho Lingua espanhola
O lúdico como ferramenta no processo de aprendizagem da Língua Estrangeira - módulo II
Atividade de conclusão II
Concórdia, 16 de setembro de 2015.
A disciplina “Língua Estrangeira Espanhol” foi inserida no meu histórico escolar em 2009, quando comecei a cursar o ensino médio, na época com 15 anos de idade. Até então, cursava inglês no ensino fundamental.
Recordo-me que em cada série do ensino médio tivemos professores diferentes e práticas também distintas.
No primeiro ano, a professora utilizava o livro didático em suas aulas: trabalhava textos, interpretação, canções e países. Procurava trazer músicas da atualidade e algumas atividades que diferenciassem as aulas e facilitasse a aprendizagem. A oralidade era cobrada na leitura de textos, correções de exercícios, etc. Ela costumava falar o espanhol articulado ao português, já que para muitos era o primeiro ano de espanhol e isto facilitava nosso desenvolvimento. Com o passar das aulas, a professora abandonou o português gradativamente e nossa compreensão auditiva foi melhorando.
A avaliação era feita de formas variadas: oralidade, produção escrita e avaliação dos conteúdos estudados com consulta ao dicionário.
Na segunda série, nossa professora possuía um método mais dinâmico de desenvolver suas aulas. Ela utilizava a ludicidade com frequência: fazia brincadeiras, dinâmicas, trazia caixas com objetos, atividades orais e músicas. Muitas destas atividades evidenciavam a importância da coletividade, do respeito e da solidariedade.
Também utilizava o livro didático, porém com menos frequência. Seu método avaliativo se dava através da criatividade do aluno, das produções e de provas dos conteúdos trabalhados. O tempo todo, sua fala era em espanhol e esperava que a nossa também fosse.
E na terceira série, o professor costumava destacar elementos culturais hispânicos. Não utilizava o livro didático, porém utilizava recursos multimídia para desenvolver