Difusão da Língua Espanhola Pelo Mundo
Este trabalho tem por objetivo principal identificar a difusão da língua espanhola pelo mundo, não se resumindo apenas à época da criação de colônias e sua disputa territorial com Portugal, mas também, elucidar que motivos têm acarretado um interesse maior no aprendizado da língua espanhola, sendo esta a segunda mais falada no mundo.
A disputa concentra-se não só nas áreas de comércio, onde a guerra é por clientes, mas também de turismo e intercâmbios acadêmicos, o que motiva muitas pessoas a aprenderem à língua. O Brasil, como país emergente e catalisador das atividades econômicas alavancadas pelo Mercosul, tem grande interesse no ensino e aprendizado da língua.
A elaboração deste trabalho nos leva a mostrar a importância da Língua Espanhola no mundo tanto na questão econômica quanto em viagens de passeio ou estudantis. Este texto foi elaborado através de pesquisa bibliográfica, a fim de responder questões referentes à difusão e relevância da Língua Espanhola no mundo.
2 DIFUSÃO DA LÍNGUA ESPANHOLA PELO MUNDO
Derivada do latim vulgar, falado por parte da população que formava a Península Ibérica, a língua espanhola sofreu mudanças ao longo dos anos. Além da derivação do latim, também incorporou palavras de outras línguas pré-latinas, como do grego, do euskera e do celta, bem como palavras germanas e árabes. A língua espanhola começou a expandir-se ao final do século XV, com as novas conquistas territoriais dos espanhóis por toda a América e sofreu modificações ao decorrer de sua expansão. Estas ocorreram por questões geográficas, culturais e sociais de cada região, pela coexistência coma as línguas indígenas e locais e, ainda, pelas peculiaridades dos seus próprios falantes, na maioria soldados e imigrantes de diversas origens. Apesar, de possuir diversas variações, o espanhol acabou tornando-se a língua materna de países como: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador,