dia de la hispanidad
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
6ª GERÊNCIA DE ENSINO – PATOS
PRÊMIO MESTRES DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
AUZANIR LACERDA
DISCIPLINA: ESPANHOL
PROFESSORA ANA CLARA EMILIANO FERNANDES
PROJETO DÍA DE LA HISPANIDAD: MOSTRA DE ARTES, CULTURA, DANÇAS E COMIDAS TÍPICAS HISPANICAS.
PATOS – PB
2014
Nunca consideres el estudio como una obligación, sino como una oportunidad para penetrar en el bello y maravilloso mundo del saber. (Albert Einstein)
1 INTRODUÇÃO
O espanhol, como língua materna, é falado por mais de 333 milhões de pessoas em 23 países, aparecendo em 2º lugar juntamente com o chinês, são mais de 395 milhões de falantes da língua. No Brasil, o espanhol pode ser considerado a segunda língua devido suas fronteiras com países de colonização hispânica, porém, oficialmente o ensino da língua espanhola nas escolas, vem sendo difundido a pouco tempo, após a promulgação da lei nº 11.161 que obrigou as escolas a terem o espanhol como segunda língua na grade disciplinar.
Este projeto visa à aproximação dos alunos com a cultura hispânica, uma vez que a disciplina da língua é algo novo para eles. Tendo em vista que a língua inglesa, por ser a mais falada no mundo, é inclusa no ensino desde a base de formação dos alunos, estes se encontram mais familiarizados com a língua e a cultura inglesa. O que se pretende no projeto é que os alunos aprendam “in loco” a cultura hispânica e se familiarizem com esta, uma vez que os países vizinhos do Brasil, ou seja, de mais fácil acesso para os brasileiros, são hispânicos, devemos estar em consonância com a sua cultura e é isto que pretende o projeto: Día de La Hispanidad.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A língua espanhola hoje é considerada uma necessidade dentro do contexto educacional brasileiro. Isso nos leva a refletir sobre a importância da