abcda
Todos os países hispanohablantes comemoram no dia 12 de outubro, o Dia da Hispanidade. Essa data marca o descobrimento da América por Cristóvão Colombo.
A semana do dia 12 de outubro une os povos latino-americanos e espanhóis a favor de diversas comemorações da cultura hispânica. Até o século XV, Europa e América eram dois mundos distintos, cada uma se desenvolvia separadamente sem saber da existência da outra, e os povos pré-colombianos e os índios das Américas se desenvolviam também separadamente uns dos outros.
O mundo Europeu estava na fase das grandes navegações, desbravando os oceanos afora, expandindo seus horizontes geográficos, e no dia 12 de outubro de 1492, Europa e América se encontraram pela primeira vez, e desde então o mundo como era conhecido nunca mais foi o mesmo.
Partindo do porto espanhol de Palos de la Frontera em Sevilla em 3 de agosto de 1492, Cristóvão Colombo rumou para Ásia em mar desconhecido.
Eram três embarcações pequenas: Nina, a cargo de Vicente Yañes Pinzón, Pinta, a cargo de Martín Alonso Pinzón, e Santa Maria, a cargo do próprio Colombo, completadas com aproximadamente 150 tripulantes, todos aventureiros buscando riqueza e desafios arriscados em mares desconhecidos.
A viagem, como se era de esperar foi feita repleta de dificuldades, faltou comida, água.Doenças dizimaram parte da tripulação, houve ameaça de motins e a própria liderança de Colombo foi posta várias vezes à prova devida a desmotivação e dúvidas referentes ao sucesso da viagem. Colombo anotava tudo em seu diário de viagem, por isso, sabemos como foi difícil toda essa empreitada de 36 dias.
No dia 12 de outubro de 1492 Colombo avistou terra, e daí o mundo mudou completamente, o velho mundo (a Europa) e o novo mundo (América) se encontraram.
Desembarcaram pela primeira vez nas costas da ilha Guanahani, que Colombo batizou de San Salvador. O primeiro contato com os índios nativos foi pacífico, houve até