tênis de mesa
CAPÍTULO 69
TÊNIS DE MESA
1945. Alguns clubes da cidade começaram a
Luiz Felipe Netto dos Reys
1947. O Icaraí Praia Clube (IPC) colocou à disposição dos seus sócios três mesas oficiais da modalidade. (por meio dos depoimentos de Luiz Olímpio de
Vasconcelos e Elson Câmara da Medeiros Correia)
INTRODUÇÃO
O jogo, apesar da total supremacia atual dos asiáticos, originou-se na Inglaterra, onde atletas adeptos do tênis de campo, impedidos de jogar devido às chuvas, se dirigiam para áreas cobertas, nas quais praticavam o pingue-pongue, em mesas improvisadas.
ORIGEM DESENVOLVIMENTO
1930. Em Niterói, as primeiras partidas de pinguepongue ocorreram nesse período, e aconteciam em mesas também improvisadas, ou de fabricação artesanal. a atividade só era praticada em nível recreativo, com objetivos meramente sociais. As partidas eram realizadas em casas de família, clubes, igrejas e, principalmente, em escolas e faculdades. 1940. O pingue-pongue já conquistara vários adeptos na cidade; nos grêmios de estudantes secundaristas e dos universitários, a prática do jogo, de forma recreativa, era feita em grande escala. Nesse período foram organizados os primeiros torneios entre estudantes universitários.
equipar seus espaços com mesas de pinguepongue.
1948. Usando raquetes de madeira e bolas
1959. O tênis de mesa continuava a atrair muitos jovens. Um movimento brotou no Bairro de São
Domingos, mais precisamente no Clube Recreio.
Desse grupo vários jogadores foram revelados.
Neste período os torneios universitários eram disputadíssimos, com destaque para os cursos das Faculdades de Economia, Engenharia, Direito e Medicina.
1960. Por iniciativa de Luiz Olímpio de
Vasconcellos (Lulucha), o Clube Central montou um Departamento de Tênis de Mesa. Vários torneios internos foram realizados por esse departamento comandado por Lulucha. Nesta ocasião, surgiu um jogador de nome Elson
Câmara de Medeiros Corrêa, que logo se