Hispanidade
A Hispanidade, ou difusão linguística e cultural espanhola, começou em 12 de outubro de 1492, quando Cristóvão Colombocomeçou a colonização europeia das Américas em nome dos Monarcas Católicos Espanhóis. O reino de Castela (Castilla) construiu um império global, espalhando sua cultura e idioma pelas Américas e se misturando, biológica e culturalmente, com os povos indígenas e, por fim, com os escravos africanos, alterando a composição do hemisfério. A penetração e o alcance daEspanha nesse período também se estendia a outras nações europeias.
Em 1713, estabeleceu-se a Real Academia Espanhola para regulamentar o idioma espanhol escrito e falado por todo o império, de forma que fosse compreendido por todos os hispânicos. No início do século XIX, a insatisfação das colônias americanas com o governo espanhol e a invasão napoleônica da Espanha criaram uma oportunidade de revolução na América. Todas as colônias espanholas se tornaram independentes naquele período, exceto Cuba, Porto Rico e as Filipinas. Esses três países se tornaram, então, colônias dos Estados Unidos após a Guerra Hispano-Americana.
No início do século XX, a hispanidade estava moribunda. Zacarías de Vizarra, Faustino Rodríguez-San Pedro e Ramiro de Maeztureavivaram o interesse pelo conceito na Espanha e nas Américas, mudando seu nome para Dia de la Raza ou "Dia da Raça". Já se tratava de uma celebração nacional em muitos países hispânicos, em honra ao encontro dos europeus com os ameríndios, sua mistura e o surgimento da raça