População Curitiba
Trabalho de População e Industria da cidade de Curitiba e Região Metropolitana.
Industrialização
Cidade Industrial de Curitiba e Região Metropolitana (CIC).
O Início da industrialização de Curitiba e região metropolitana inicia-se no início do século 19, com o surgimento de fabricas de benefício da erva-mate e de pequenas manufaturas, distribuídas em diversas regiões da cidade.
Com a inauguração da estrada de ferro Curitiba-Paranaguá, no fim do século 19, e a localização da Estrada Ferroviária nas proximidades do que hoje é o bairro Rebouças, pelas facilidades logísticas, houve um movimento não planejado das fabricas para aquela região.
Em 1943, surge o Plano Agache, o qual previa crescimento radial, definição de áreas para habitação, serviços e industrias, reestruturação viária e medidas de saneamento.
Em decorrência do Plano Agache, é aprovada a primeira Lei de Zoneamento de Curitiba, em 1953, confirmando a região do Rebouças o distrito industrial da cidade.
Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) é criado em 1964 para acompanhar a execução do plano, que possuía diretrizes básicas a hierarquização do sistema viário, o zoneamento de uso do solo, a regulamentação dos loteamentos, a preservação e revitalização dos setores históricos.
Ainda nos anos 60, discutia-se um novo espaço na cidade para abrigar o então esgotado distrito Rebouças.
Impulsionado também pela política nacional de descentralização industrial e pela necessidade de alterar a dinâmica produtiva baseada no setor primário (agrícola) lançou-se, em 1973, o projeto da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), que detalhava os limites da área para fins de desapropriação, declarando toda sua extensão como utilidade pública. No total , cerca de 27,6 milhões de metros quadrados foram desapropriados.
Foi instalada na região oeste de Curitiba, a 10 Km do centro.
Seus 43,4 milhões de metros