difusão da lingua espanhola no mundo
Esse crescimento constante (e mundial) do interesse pelo idioma é motivado pelo fato de essa língua ter se tornado, sobretudo a partir da última década do século XX, em uma das línguas mais importantes da atualidade. A razão da rápida e bem fundamentada difusão do idioma se dá por sua potente demografia bem como pelos investimentos direcionados à sua divulgação como, por exemplo, a criação do Instituto Cervantes com sede em mais de 70 países. O Brasil é o país com o maior número de Instituto Cervantes, contando, atualmente com nove centros.
Odair Luiz da Silva é doutor em Linguística e Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professor do Departamento de Letras da UEM
Como língua de comunicação internacional, o espanhol já ocupa uma posição determinante. Com isso, abrem-se relevantes portas para um mundo profissional, acadêmico e cultural sem precedentes e em constante transformação. São mais de vinte países cuja língua oficial (ou co-oficial) é o espanhol. Isso proporciona a quem a estuda um vasto leque de possibilidades culturais e profissionais.
Do ponto de vista cultural, as artes espanholas e hispano-americanas estão entre as mais importantes. Na literatura, na pintura, no cinema, enfim, nas mais diferentes expressões artísticas, a língua espanhola está presente. Vários autores de fala hispânica já foram agraciados com o Premio Nobel de Literatura, como: Pablo Neruda (1971), Gabriel García Márquez (1982), Camilo José Cela (1989), Octavio Paz (1990), para citar apenas alguns.
Do ponto de vista profissional, as possibilidades são também bastante relevantes haja vista ser hoje a Espanha o segundo maior investidor no Brasil.