Trabalho Lideran A
Joseane Barbosa
Laurentina Gomes
Lorena Martins
Marcelle Ferreira
Mariany Lima
Os modelos de organizações vêm sofrendo mudanças na atualidade, pois anteriormente, as pessoas eram vistas como peças possíveis de perfeição, exatidão e eficiência total, a administração implicava controle baseando no poder de autoridade, assegurando que os erros jamais acontecessem. Em outro momento, com as constantes mudanças sociais e econômicas, procuravam nas pessoas respostas e soluções nas suas habituais fontes de lideranças e acabou não as obtendo com satisfação, uma vez que o líder não é o dono do saber, e não tem uma receita pronta a todas as perguntas, mas, o que se pode exigir dele, é que compreenda melhor a sua função, não impondo o poder (CHIAVENATO, 2002).
A origem etimológica da palavra liderança ajuda a esclarecer o significado do seu conceito e a atualização da mesma na prática. “Liderança vem do inglês, to leod, que tem como significado “conduzir”, dirigir, guiar, comandar, persuadir, encaminhar, encabeçar, capitanear, atravessar”, já o dicionário Aurélio citado por Mueller e Mayer (SA), liderança é, compreendido como forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceito pelos dirigidos.
Segundo Rothmann e Cooper (2008), o termo liderança não é fácil de ser definido, pois existem muitas definições diferentes. Apesar disso há quatro temas comuns na definição de liderança. Que é um processo, envolve a influência de terceiros, ocorre dentro de um contexto de grupo e envolve a realização de objetivos. Importante ressaltar que a liderança é persuasão, e não dominação, pois se concentra na construção de equipes voltadas para um objetivo.
De acordo com os autores, outro fator importante é distinguir administração e liderança. Rothmann e Cooper (2008), dizem que o administrador só será líder quando exercer influência sobre seus subordinados, porém com o objetivo de alcançar as metas organizacionais. Além disso, há muitos lideres que não são