Case Plataforma De S O Mateus
Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=uTvFsEtnklI
Caso:
Dia 11/2/2015, quarta feira, por volta das 12:50 min, houve uma explosão a bordo do navio que deixou 3 mortos, 10 feridos e 6 desaparecidos no litoral norte do Espírito Santo. A explosão foi provocada por um vazamento de gás na casa de bombas. No site G1, apresenta dados como 3 mortos,10 feridos e 6 desaparecidos. No site Folha Vitoria, apresenta dados como 9 mortos e 26 feridos. No site UOL, apresenta dados como 3 mortos, 10 feridos e 6 desaparecidos.
O navio-plataforma Cidade de São Mateus é uma unidade do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo). A embarcação é de propriedade da empresa norueguesa BW Offshore e presta serviços para a Petrobras no Espírito Santo desde 2009.
A unidade foi alugada pela Petrobras e opera no pós-sal dos campos de Camarupim e Camarupim Norte, no litoral do Espírito Santo. Segundo a Petrobras, a produção de gás é escoada por duto para terra.
O navio-plataforma foi o primeiro navio para gás instalado no Brasil e tem capacidade para processar 10 milhões de metros cúbicos de gás e 35 mil barris de óleo/por dia. A BW Offshore informa em seu site que a FPSO Cidade de São Mateus tem capacidade de produção de 25 mil barris por dia. O contrato da empresa com a Petrobras tem duração até 2018.
A concessão de Camarupim é operada pela Petrobras (100%) e a de Camarupim Norte é uma parceria entre a Petrobras (65%) e a empresa Ouro Preto Energia (35%).
As vítimas foram encaminhadas, segundo a Secretaria de Saúde, para os hospitais Vitória Apart Hospital e Jayme Santos Neves. Segundo a assessoria da Infraero, foram solicitadas 14 ambulâncias para transportar os feridos.
De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo), não houve derramamento de óleo, o fogo foi debelado e a plataforma está "estabilizada".
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), informou que tomou conhecimento