Trabalho individual
“Professor da Escola de Ed. Física da UFRJ. Doutor em Ed. Física e Pesquisador. Coordenador do Instituto Virtual da FAPERJ”.
Resposta: B
Breve biografia do autor. *Pergunta 2 O artigo científico tem a mesma estrutura dos demais trabalhos científicos:
I. Pré-textual: título, autoria, currículo, resumo.
II.Textual: introdução (tema, objetivo, justificativa etc.); desenvolvimento (teoria,metodologia, resultados e discussão); conclusão (respostas aos objetivos).
III. Pós-textual: (título e resumo em língua estrangeira, notas, bibliografia etc.).
Confirma-se apenas:
Resposta: E
Nas afirmativas I, II e III.
*Pergunta 2
Assinale a alternativa com informação falsa sobre a leitura:
Resposta: D.
Durante a leitura, o leitor não ativa seu conhecimento prévio quanto ao assunto.
*Pergunta 4 Um processo de leitura pode seguir coerentemente as seguintes etapas ordenadas:
Resposta: B
Monitoramento da compreensão com a inserção das estratégias metacognitivas; leitura; formulação de objetivos; levantamento de hipóteses. *Pergunta 5 Leia o texto abaixo:
Eles podem mais do que se imagina
Pesquisas recentes sugerem que mesmo na infância é possível fazer exercícios de força, antes desaconselhados pelos médicos. Dos bebês aos adolescentes, o que é melhor para cada idade.
FRANCINE LIMA
Diz o senso comum que as crianças que exigem demais dos músculos ficam baixinhas, como as ginastas olímpicas, mas isso não é bem assim. Uma revisão científica recém-publicada pela revista americana Pediatrics mostrou que exercícios de força para crianças e adolescentes são benéficos e seguros – desde que sejam respeitadas as capacidades e limitações da idade. Estudos anteriores sugeriram que antes da maturação sexual não havia sentido em fazer exercícios de força, uma vez que a criança não teria produção suficiente de hormônios