Trabalho técnicas de negociação
1 - Refere-se a um tipo de associação em que duas entidades se unem para ganhar proveito de alguma atividade, por um tempo sem necessidade de ser permanente, maioria das vezes tempo limitado.
Por essa definição, qualquer sociedade, mesmo envolvendo pessoas físicas, poderia ser classificada como joint-venture. Porém, a expressão se tornou mais conhecida para definir a associação entre duas empresas. As empresas mais comuns são aquelas do ramo de tecnologia, automobilismo e alimentação.
O modelo mais comum é aquele em que um fabricante forma uma joint-venture com uma firma comerciante de outro país para explorar o mercado estrangeiro.
Tanto uma quanto a outra pode utilizar a mesma matéria prima, o mesmo fornecedor, Mao de obra, conforme o que for decidido em contrato. Lembrando que cada uma não perde sua marca, seu nome, sua identidade própria.
2 - México – um exemplo latino
➢ O mundo de negócios está centrado na capital México City, onde história e modernidade convivem harmonicamente.
➢ Os executivos mexicanos são em geral muito bem preparados. Nas reuniões de negócio o executivo deve-se mostrar muito paciente; há muita formalidade nos contatos.
➢ Recomenda-se usar roupas de cores mais discretas e sem maiores exageros. Em público, os homens não devem ficar em pé com a mão nos bolsos; é um sinal de hostilidade ou provocação.
➢ O aperto de mãos suave é o cumprimento entre homens e mulheres no México. Os homens devem aguardar que a mulher lhe estenda a mão.
➢ O cartão de visita é uma ferramenta indispensável e respeitada.
3 - Na primeira reunião com o Brasil, alguns fatores foram estabelecidos como prioritários: lucratividades, politica, economia, cultura, tecnologia e características dos países do mundo globalizado e também como sempre o Brasil sempre aceita os acordos internacionais, pois os americanos são mais exigentes no toldo de sua exportação.