trabalho individual
Disciplina:
Gestão de Pessoas
Prof.ª:
Elisete Alice Zanpronio de Oliveira.
Aula:
01 – Gestão de Pessoas: atuando estrategicamente
Aula Atividade
Caro Aluno,
A aula de hoje será “surpresa”! Por gentileza, leia com muita atenção o texto a seguir, pois comporá o material de prova.
“Nenhum animal é mais calamitoso do que o homem, pela simples razão de que todos se contentam com os limites da sua natureza, ao passo apenas o homem se obstina em ultrapassar os limites da sua”.
Erasmo
Um abração,
Prof.ª Elisete
UNOPAR VIRTUAL
Bacharelado em Administração
10 Mandamentos da Gestão de Pessoas - Um Código de Ética da Nova ARH
Idalberto Chiavenato
1. Dignificar o ser humano: Não mais administrar as pessoas - como se elas fossem simples recursos empresariais, ou seja, sujeitos passivos e inertes de nossa administração - mas acima de tudo, administrar conjuntamente com as pessoas - como se elas fossem os sujeitos ativos, ou seja, companheiros da atividade empresarial, colaboradores do negócio, fornecedores de inteligência e de conhecimento que tomam decisões a respeito dos demais recursos físicos e materiais, e mais do que isso, dotados de espírito empreendedor e inovador.
Pessoas como pessoas e não mais como meros recursos da empresa.
2. Tornar estratégica a ARH: Transformar a ARH de uma área operacional de prestação de serviços internos e basicamente de serviços burocráticos em uma área estratégica de consultoria interna e de direcionamento de metas. De uma área segregada e preocupada em fazer, executar e controlar para uma área orientada para dinamizar os negócios da organização e direcionada para dar rumos, orientar e impulsionar as pessoas em todos os seus níveis e áreas de atuação. Ensinar a pescar e não apenas dar o peixe.
3. Compartilhar a administração com os gerentes e suas equipes:
Descentralizar, delegar e desmonopolizar a área de ARH - até então uma área fechada e introspectiva