trabalho individual
A brinquedoteca se constitui em um espaço para auxiliar as crianças a brincarem de forma saudável e correta ela tem a finalidade de através de brincadeiras desenvolverem a iniciativa, a imaginação e o interesse da própria criança.
As características de uma brinquedoteca são geralmente as mesmas. Algumas são apenas um espaço com brinquedos e jogos, já outras são um verdadeiro espaço do “faz de conta”, com ambientes planejados para estimular a criatividade de crianças e adolescente.
Os principais objetivos para organizar, planejar e manter as brinquedotecas são:
Observar a interação entre as crianças;
Ensinar a cuidar dos brinquedos de uso coletivo, e compartilhar os mesmos sem atritos;
Estimular a organização do espaço, auxiliando a organização do material após o uso;
Estimular a coordenação motora, imaginação e criatividade, propondo atividades livres e educativas;
Ajudar a resolver diversas questões e divergências que a profissional achar necessário interferir;
Ajudá-las a compreender e respeitar a individualidade e opiniões diferentes.
Fora estes objetivos a brinquedoteca têm um papel muito importante para a sociedade, pois através dela os alunos podem confeccionar brinquedos com materiais recicláveis e reaproveitar doações de brinquedos velhos.
As brincadeiras e os jogos infantis são necessários para que a criança tenha um bom desenvolvimento, a utilização do termo “brincar” refere-se ao conjunto de atividades que se assemelham dado o seu caráter lúdico ensinar a cuidar dos brinquedos de uso coletivo, a criança em relação ao brinquedo, não é apenas simbólico, ela realiza seus desejos enquanto a realidade e suas experiências vêem à tona, ou seja, quando a criança esta brincando ela se comporta de um modo mais avançado do que esta acostumada a mostrar no dia-a-dia.
Para saber o que as crianças pensam sobre brinquedoteca, fiz uma pesquisa de campo com um grupo de crianças na faixa etária de 5 à 12 anos de idade, quando