educaçao ciencia e religiao
Título: Educação, Ciência e Religião
Editora: Gradiva
Editor: Guilherme Valente
Autores: Alfredo de Oliveira Dinis e João Carlos de Matos Paiva
1ºEdição Setembro de 2010
179641532004000ISBN: 978-989-616-385-3
Os Autores
Alfredo Dinis foi licenciado em Filosofia e Humanidades pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa e era director dessa mesma Faculdade desde 1994. Era também licenciado em Teologia Fundamental pela Universidade Georgiana de Roma, mestre e doutor em História e Filosofia da Ciência pela Universidade Cambridge, presidente a Sociedade Portuguesa de Ciências Cognitivas e director da revista Pessoas e Sintomas. Morreu no dia 22 de Setembro de 2013 na sequência de uma doença prolongada.
João Paiva é professor auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e coordenador do Grupo de "química e sociedade" do CIQUP (Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto). É licenciado em Química e mestre em Ensino da Física e da Química pela Universidade de Coimbra e doutorado em Química pela Universidade de Aveiro. É também autor da obra ‘’Fascínio de ser Professor ‘’, ‘’Sabor do Tempo que passa’’ e de dezenas de manuais escolares de Química, Física e Multimédia.
Questões propostas
Porque é que a par de um progresso científico notável, em sociedades altamente evoluídas, como por exemplo os nórdicos, dá-se um declínio na frequência das igrejas, mas não ao nível das preocupações individuais?
A par de um progresso científico notável, em sociedades altamente evoluídas, como por exemplo os nórdicos, dá-se um declínio na frequência das igrejas, mas não ao nível das preocupações individuais sobre, por exemplo, o sentido da existência, porque há cada vez mais pessoas que não se identificam com o discurso religioso. Nestas sociedades evoluídas, questões de vida sobre o sentido da existência permanecem sem resposta e estas poderão vir ser resolvidas pela ciência (como pensam muitos