cetesb 5000
5000
5000
Avaliação preliminar
O objetivo da etapa de avaliação preliminar é a realização de um diagnóstico inicial das áreas potencialmente contaminadas (APs), o que será possível realizando-se levantamento de informações disponíveis sobre cada uma das áreas identificadas na etapa anterior e do reconhecimento das mesmas através de inspeções de campo.
Resumidamente, a execução dessa etapa possibilitará:
• levantar informações sobre cada AP de modo a subsidiar o desenvolvimento das próximas etapas do gerenciamento de ACs;
• documentar a existência de evidências ou fatos que levem a suspeitar ou confirmar a contaminação nas áreas em avaliação, possibilitando sua classificação como AS, AP ou exclusão do cadastro;
• estabelecer o modelo conceitual inicial de cada área em avaliação;
• verificar a necessidade da adoção de medidas emergenciais nas áreas.
A Ficha Cadastral de ACs deve ser utilizada como guia para obtenção de informações, tanto na coleta dos dados existentes quanto na realização da inspeção de reconhecimento da área (ver seções 5101 e 5102).
Os dados obtidos na avaliação preliminar permitem estabelecer uma primeira classificação das áreas anteriormente identificadas como APs, além de serem utilizados para atualizar o Cadastro de ACs e indicar a seqüência de etapas que deverão ser executadas dentro do gerenciamento de ACs, visando racionalizar recursos técnicos e econômicos.
Quando a área em questão for classificada como uma AS, os dados coletados serão a base para o planejamento das investigações a ser realizadas durante a etapa de investigação confirmatória, como, por exemplo, a definição dos pontos de coleta de amostras e a profundidade de investigação, entre outros.
Caso sejam obtidos dados que comprovem a existência de contaminação de uma área, permitindo a classificação desta como uma AC, cumprindo-se as exigências estabelecidas para tal, ou seja, trabalhos correspondentes aos da etapa de