Trabalho Individual
1 INTRODUÇÃO 3
2 Justificativa 4
3 OBJETIVO 5
1 DESENVOLVIMENTO 6
2 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O ser humano sempre produziu resíduos sólidos resultantes de suas atividades, entretanto com o passar dos anos a qualidade e a quantidade destes resíduos vem mudando e aumentando cada dia mais. Atualmente em virtude da crise ambiental foi criada a lei de Nº 12.305/10, que institui a política nacional de resíduos (PNRS) que contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário aos países no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado do lixo.
A questão ambiental está se tornando um tema relevante que precisa ser discutido em toda extensão da sociedade civil. Além da discussão, também se faz necessário que sejam empreendidas ações em vários níveis.
O acumulo de lixo nas cidades é sem dúvidas um dos grandes problemas ambientais da atualidade. O desemprego, o “inchaço” das cidades, a má distribuição de riquezas e o êxodo rural contribuem, direta ou indiretamente, para a poluição ambiental. Os altos custos de implantação e manutenção dos sistemas de coleta e tratamento do lixo têm levado muitas vezes ao fracasso as tentativas dos órgãos governamentais em resolver essa questão. A escola por ser difusora de conhecimentos e formadora de opinião, deve abordar e apresentar meios simples e práticas pra enfrentar o problema do resíduo solido através do desenvolvimento de atividades que propiciem reflexão, participação e acima de tudo, comprometimento pessoal e mudanças de atitudes para com a proteção da natureza. Sendo assim as escolas cumprem um papel fundamental, ao lado das empresas e da mídia, de formar cidadãos críticos e formadores de opiniões.
Atualmente tem se visto o apelo a reciclagem, em discursos, projetos e ideias,