Trabalho Historia Da Educa O
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DEMINAS GERAIS – CÂMPUS PASSOS
Licenciatura em Matemática. Conteúdo: História da Educação
Ano: 2015. Período: 1º semestre
Professora: Luciene Azevedo
Aluna: Sara Mariano Lopes
A Escola e seus vários períodos de mudanças
Como temos visto nos dias atuais, a forma utilizada para se educar e lecionar tem se aperfeiçoado no decorrer dos anos. Antigamente, as crianças e adolescentes não eram tratadas da mesma forma, sendo que as crianças do sexo masculino eram educadas e instruídas pelos pais tanto profissionalmente (aprendendo ofícios como ferreiro, agricultura e trabalhos braçais, e em alguns casos trabalhos em indústrias), recebendo também o auxilio dos mesmos para seguir nos estudos, sendo que as meninas eram criadas juntamente das mães para o trabalho domestico aprendendo o oficio ‘’dona-de-casa’’.
Este conceito foi modificado no decorrer dos anos, onde a educação se tornou necessária para ambos os sexos, trazendo oportunidade de aprendizado escolar e profissional também as mulheres. Sendo assim as mesmas adquiriram o direito ao voto, ao trabalho e tendo como consequência o direito a ganhar o seu próprio dinheiro.
Foi no século XIX que o Estado interveio com o propósito de estabelecer uma escola, leiga, gratuita e obrigatória.
Com isto nos séculos XX e XXI surgiram professores habilitados, formados e instruídos, com o intuito de oferecerem uma educação de qualidade às crianças e adolescentes, eliminando assim qualquer tipo de descriminação entre meninos e meninas, dando aos mesmos a oportunidade de traçarem os mesmos caminhos.
Neste período as escolas eram mistas, crianças de idades variadas estudando na mesma classe com apenas uma professora, onde enquanto ela ensinava os menores, algumas tarefas como a preparação da merenda, organização da sala de aula, suporte as crianças menores eram atribuídas as crianças maiores.
Com a modernidade, surgiu a separação de classes, onde cada