trab de psicometria
CCS – Centro de Ciências da Saúde
Curso de Psicologia - Matutino
Psicometria - 3º período
Professor: Jamir
Acadêmicas: Beatriz Alves, Júlia Benvinuti, Ketlyn Laís Bonfim, Marina Gonçalves e Tamara da Silva.
Resumo
A Escala de Stress Infantil, também conhecido como ESI, é uma adaptação do ISS-I (Inventário de Sintomas de Stress Infantil), que avalia o stress da criança através das reações físicas e psicológicas que acontecem em decorrência do stress.
O ESI é uma adaptação que foi criada por Maria Diva Monteiro Lucarelli , sob orientação de Marilda E. Novaes Lipp, no ano de 1997. O teste avalia as reações físicas, psicológicas, psicológicas com componentes depressivos e psicofisiológicas causadas pelo stresse. O ESI tem por objetivo verificar ou não a existência ou não de estresse em crianças entre 6 e 14 anos, ainda possibilita que se determine o tipo de reação mais frequente na criança, facilitando o controle do stress. O teste é composto por: uma folha dupla, contendo os itens e as instruções no alto de cada folha, manual de aplicação, cartão plastificado com a escala de respostas, folha de apuração, lápis de cor.
São 35 itens, em forma de questionário, relacionados ás reações do stress citadas acima e as respostas são feitas por meio da escala de likert de cinco pontos e é registrada em quartos de círculos, conforme a frequência com que os sujeitos experimentam os sintomas apontados pelos itens. A Escala de Stress Infantil pode ser aplicada de forma individual ou coletiva. As aplicações devem ser feitas em salas bem arejadas com mesas ou carteiras separadas, de forma que garanta a individualidade na execução do teste, as salas precisam ser iluminadas, sem ruídos externos, não são permitidas interrupções durante a aplicação. Garantir que todas as instruções sejam compreendidas, sobretudo as que se referem a marcação das respostas nos quartos de círculos, sendo todas lidas para que se garanta a padronização. O