Trabalho GRACIELA
Tecnologia em gestão em recursos humanos
GRACIELe Viana da Costa
“A ANGUSTIA DA VIDA EXECUTIVA”
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO E GESTÃO DE PESSOAS / COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA E METODOLOGIA CIENTÍFICA.
Samambaia-DF
2014
GRACIELe Viana da Costa
“A ANGUSTIA DA VIDA EXECUTIVA”
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO E GESTÃO DE PESSOAS / COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA E METODOLOGIA CIENTÍFICA.
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.
Prof. Ana Céli Pavão
Mônica Maria Silva
Elisete Alice Zampronio de Oliveira
Marilucia Ricieri
Samambaia-DF
2014
1. INTRODUÇÃO
A finalidade principal deste trabalho é a reflexão sobre o estresse e o excesso de trabalho nas organizações.
Vivemos numa sociedade urgente, rápida e anciosa. Nunca as pessoas tiveram uma mente tão agitada e estressada. Paciência e tolerância a contrariedades estão se tornando artigos de luxo.
Quando o computador demora para iniciar, não poucos se irritam. Quando as pessoas não se dedicam a atividades interessantes, elas facilmente se angustiam. Raros são os que comtemplam as flores nas praças ou se sentam para dialogar nas suas varandas ou sacadas.
Sem perceber, a sociedade moderna – consumista, rápida e estressante, alterou algo que deveria ser inviolável, o ritimo de construção de pensamentos, gerando consequências seriísssimas para saúde emocional, o prazer de viver, o desenvolvimento da inteligência, a criatividade e a sustentabilidade das relações sociais. Adoecem coletivamente.
A sociedade vive uma corrida contra o relógio. O mercado de trabalho exige profissionais qualificados e disponíveis para todas as necessidades. Por outro lado, a família precisa de atenção e dedicação intensas. Um dia é suficiente para tantas atribuições? Quando o