O PAPEL DO ADVOGADO NO PROCESSO PENAL
Sendo uma das profissões mais antigas, mais desejadas e promissoras dentro da sociedade, o advogado tem grande influência na história graças a sua participação. Veio surgir de fato quando na Grécia antiga por meio do direito canônico começou a dar a sua parcela de contribuição, sendo que atualmente é regida pelo Estatuto da OAB – Lei nº 8906/94. A este respeito coloca-se o que defende Brandão (apud Maciel 2007,p. 62) quando diz:
Apesar de só vir aparecer com o Direito Canônico, existiram pessoas encarregadas de redigir discursos para as partes que atuavam nos processos, os chamados logógrafos. Isso pode ser comprovado quando se analisa a História do Direito na Grécia. Hoje a advocacia está regulamentada pela Lei Federal nº 8.906/94 – Estatuto da OAB, pelo Regulamento Geral, pelo Código de Ética e Disciplina e pelos Provimentos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Ao prestar a sua função social, o advogado faz o seu papel de forma peculiar na sociedade, pois o mesmo cuida dos direitos das pessoas que confiaram a ele todas as suas aspirações e seus problemas. O advogado colabora com os demais órgãos sendo eles jurisdicionais ou não diante da prestação dos seus serviços. Fundamentando esta ideia observa-se o que ressalta o art. 133, da Constituição Federal, quando fala que “o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por