O papel do advogado nos dias atuais
Disciplina: Portugues
Período: 2º
Professor: Júlia
Curso: DIREITO
Semestre: 2º - 2013
Nome: Luana Flavia Braga Pinto Nº:
Turma:
Turno: Noite
Data:
Resenha crítica
O papel do advogado nos dias atuais
Autores: Roberto Podval e Beatriz Rizzo
Como garante a Constituição Federal, o advogado é imprescindível à realização da Justiça, atuando como defensores do Estado de direito, da democracia e da liberdade.
Na historia da sociedade tiveram advogados que fizeram o seu papel, defendendo a segurança das instituições, lutando contra o regime ditatorial entre outras coisas. Tendo estes um papel fundamental na consolidação do Estado Democrático de Direito.
Entretanto, nos dias atuais, a visão que se tem do advogado é outra, totalmente diferente. Chegando inclusive a serem tratados como “criminosos”. Essa situação vem se intensificado cada dia mais por causa da imprensa. Uma vez que esta antecipa uma eventual condenação antes mesmo de qualquer julgamento, atropelando o poder judiciário e qualificando como imoral a tarefa de advogar.
Com isso, a legislação penal vem se modificando. O ordenamento jurídico se dividiu em dois grupos: o primeiro é o direito penal do consenso, da barganha; já o segundo flexibilizam-se as garantias constitucionais, fechando os olhos o legislador, os juristas e a sociedade. Isso porque o primeiro grupo trata dos crimes de menor potencial ofensivo e o ultimo da criminalidade organizada.
Quanto aos crimes de menor potencial ofensivo, criou-se uma justiça em que não há uma “pena- penal” e sim uma sanção, o que nos leva a um processo de administrativização do direito penal. Isso para desformalizar e agilizar as coisas. Essa situação gera críticas no sentido de levar o advogado ao comodismo.
Em relação aos crimes mais graves, “O Estado, no rompante de conter a