Relat Rio 01 Introdu O Ao Estudo Estat Stico 1
Lenon Yuri- RA: 1579149891
Igor Bernado Costa- RA: 1587927115
Thais Diniz Machado- RA: 1299112403
Thalles- RA1586962473
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Curso: Sistemas de Informação 1º Período
Professor: Wanderson Rocha
BELO HORIZONTE 2015
INTRODUÇÃO.
A estatística é uma ciência de probabilidades, que se pode fazer cálculos e previsões sobre uma população ou amostra, sendo que a amostra é a uma parte da população. Segundo Rao (1999), a estatística é uma ciência que estuda e pesquisa sobre: o levantamento de dados com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo; o processamento de dados para a quantificação da quantidade de incerteza existente na resposta para um determinado problema; a tomada de decisões sob condições de incerteza, sob o menor risco possível. Finalmente, a estatística tem sido utilizada na pesquisa científica, para a otimização de recursos econômicos, para o aumento da qualidade e produtividade, na otimização em análise de decisões, em questões judiciais, previsões e em muitas outras áreas.
DIFERENÇAS ENTRE POPULAÇÃO E AMOSTRA.
A população são todas as pessoas de um determinado grupo assim sendo que caso ocorra uma pesquisa os dados levantados serão de 100% dessa população. Já a amostra é uma escolha aleatória de indivíduos de um grupo muito grande e se torna quase impossível uma pesquisa de cada um membro do grupo. Segundo Triola (1999) a amostra é uma sub coleção de elementos extraídos de uma população.
Tipos de Amostra
Amostragens simples: Uma amostra simples é um subconjunto de indivíduos de uma população escolhidos totalmente ao acaso. É um método usado geralmente em populações pequenas porem grandes o bastante para não poder se fazer uma estatística com essa população. Exemplo: n elementos, de maneira que toda a mostra de tamanho n possível tenha a mesma chance de ser escolhida.
Amostragem sistemática: A amostragem sistemática consiste