Trabalho governanca em TI
Exige que os executivos seniores assumam a liderança e dediquem recursos, atenção e suporte a processos.
Formular a governança é dar sustentabilidade ao processo de governança como um todo e ser capaz de liderar times que vão de encontro com os objetivos e metas estabelecidas pela organização.
Saiba quando reformular
Repensar a estrutura da governança requer que indivíduos aprendam novos papéis e relacionamentos. Aprender leva tempo. Por isso, a reformulação da governança deve ser infrequente.
Entender como funciona a estrutura da governança na organização e saber identificar se eventuais mudanças são necessárias, são tarefas que devem ser pensadas com extrema importância em projetos destes tipos.
O líder tem que analisar e prover com transparência qualquer tipo de mudança no ambiente, para que o mesmo não se cause caos e sempre siga no caminho dos objetivos da empresa.
Envolva os administradores seniores
CIOs devem ser efetivamente envolvidos na governança de TI para haver sucesso. Outros administradores seniores devem tomar parte de comitês, nos processos de aprovação e nas avaliações de desempenho.
O envolvimento de todos da gerência visa agregar valor à governança de TI, envolvendo-se basicamente em decisões estratégicas. Outro ponto importante é saber como contribuir, por isso é sempre importante saber as responsabilidades de cada envolvido.
Faça escolhas
A boa governança, como boa estratégia, requer escolhas. Não é possível que a Governança de TI atenda a todas as metas, mas a governança pode e deve revelar metas conflitantes para debate.
Administrar estes conflitos é importante na organização para que se chegue a um único objetivo. Metas conflitantes podem gerar interpretações diferentes, e por meio disso, prejudicar a governança de TI na empresa, para isso, a administração de conflitos se torna uma ferramenta primordial para chegar a uma solução.
Esclareça o processo de tratamento de exceções
É pelas exceções