o que leva
Segundo o ITGI1 (2002) “Governança de TI é uma parte integral da Governança Corporativa e é formada pela liderança, estruturas organizacionais e processos que garantem que a TI sustenta e melhora a estratégia e objetivos da organização”.
Ângela Maria Cristina Clara Tibúrcio
Mestranda em Engenharia Elétrica – Universidade de Brasília (UNB), Especialista em Segurança de Redes de Computadores e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Certificações ITIL V3, COBIT e NBR ISO/IEC 27002.
E-mail: amct2505@gmail.com
Luis Fernando Ramos Molinaro, Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas (UniCamp) e professor do curso de pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB). Endereço: Departamento de Eng. Elétrica – FT-UnB Fone: (61)3107-5580. CEP:709-900, BSB–DF.
E-mail: molinaro@nmi.unb.br
Eliomar Araújo de Lima, Doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Gestão de Empresas ISCTE/FGV, pós-graduado em Telecomunicações pela UFG, pósgraduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Endereço: Departamento de Eng. Elétrica - FT/UnB – Fone: (61)3107-5580. CEP:709-900, BSB–DF.E-mail: eliomar.lima@nmi.unb.com.
Resumo
A Governança de TI possui um papel relevante nas organizações, principalmente em relação ao processo de tomada de decisão. Diferentes pesquisas têm levantado indícios de que as empresas que possuem bons modelos de governança de TI apresentam resultados superiores aos de seus concorrentes,