Teste
Victor Hugo M. Manganaro –
Leandro Eduardo Arruda –
Jaqueline Ventura –
Adriana de Oliveira –
Mariana Martins –
Governança de TI em Pequenas e Médias Empresas
São Paulo
2014
Título: Governança de TI em Pequenas e Médias Empresas;
1. Resumo:
As principais abordagens são definir o que se entende e qual o valor da Governança de TI em Pequenas e Médias Empresas que teremos como base para pesquisa a fim de introduzir conceitos, sobre como Governar a TI de forma efetiva tendo como produto final do Projeto um Guia. O cenário do nosso Projeto se passa em Pequenas e Médias empresas, com o foco na implantação da Governança de TI, já que muitas dessas empresas estão se desenvolvendo no mercado e aderindo a novas tecnologias e estratégia de negocio, sendo assim a nossa pergunta chave é: O uso da Governança de TI em Pequenas e Médias Empresas é um fator chave para o negócio? a)Palavras – Chave: Governança de TI. Governança. Pequenas empresas. Médias Empresas. Empresas. Cobit. Itil. Framework.
2. Justificativa:
A Governança de TI deve ser vista como um desdobramento da Governança Corporativa, pois se baseia nas decisões de objetivos e planejamentos estratégicos para fornecer uma estrutura organizacional que gere valor ao negócio utilizando-se dos recursos providos pela área de TI, onde todos os investimentos em TI sejam controlados e atendam as definições da Governança Corporativa estando alinhados ao negócio.
Atualmente, o tema Governança de TI é tratado somente por organizações de grande porte, pois é um assunto extenso, muito complexo e demanda uma quantidade de tempo e gastos relativamente alta para implantação. Deste modo, a análise contribui de alguma forma com a iniciação de um levantamento de informações que possam ser úteis para que no futuro o assunto Governança venha a ser desenvolvido visando a formação de um possível