Arquitetura
Na arquitetura multifuncional, assim como qualquer outro tema de projeto, temos que expor ambientes aconchegantes e atrativos para as partes interessadas.
A proposta deste trabalho tem como função estudar e elaborar um projeto de Complexo Multifuncional na região de Mogi das Cruzes que atenda as necessidades de todos que irão frequentar o local, tanto hospedes, como funcionários, prestadores de serviço e visitantes.
Cap.1 – Tema
O complexo multifuncional caracteriza-se por um conjunto de edifícios que satisfazem funções heterogêneas, pela sua função multiuso, nesse conjunto conta com construções que abrigam mais de uma função, como habitação, trabalho, lazer, circulação, esporte, cultura, educação. A multifuncionalidade é a consequência de uma necessidade da população urbana, na qual o convívio entre essas distintas funções, como trabalhar, morar, passear, comprar, conviver e entre outras é fundamental para a urbanidade.
Não existe uma fórmula especifica para que se possa projetar um edifício multifuncional, pois cada lugar tem sua estrutura formal, suas condicionantes legais, cultura e história.
Cap. 2 – Sobre o local e terreno
2.1 – História do Município
O local onde será feito o projeto fica na cidade de Mogi das Cruzes, é um município brasileiro do estado de São Paulo. Mogi está localizada na região metropolitana da capital paulista, com aproximadamente 400.000 habitantes. É a maior cidade e a mais desenvolvida do município da região do Alto Tietê.
Mogi das Cruzes ainda não tem uma história de multifuncionalismo construído. Atualmente o Shopping situado em um terreno de 109 mil m² é composto por 171 lojas, com um mix bastante variado nas áreas de lazer, serviços, alimentação, acessórios, além de grandes redes, magazines e academia. O shopping é um empreendimento da Brookfield, uma gestora global de ativos, focados nos setores imobiliário, de energia