Govervnança TI

1769 palavras 8 páginas
PLANEJAMENTO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE GOVERNANÇA EM TI

Motivação
A certeza expressa pelas melhores praticas relacionadas à gestão de TI é correta recomendar que qualquer instituição, para que possa realizar uma gestão eficiente dos recursos de TI, necessita contar com um vetor estratégico no qual estejam relacionados todos os objetivos estratégicos da instituição associados às ações que a área de TI terá que executar como a parte que compete a esta área para o alcance daqueles objetivos.
Assim um plano estratégico de TI (PETI) representa um instrumento indispensável para a gestão dos recursos de TI. Por isso a necessidade que todas as ações de TI se associem os objetivos das áreas de negócios antes de executarem gastos relacionados a TI.
Para garantir que o PETI seja executado de forma eficiente, também recomenda-se a implantação de uma estrutura de governança de TI com a criação de comitês de TI.

Introdução
Governança de TI é um tema que vem sendo amplamente discutido nos mais variados fóruns. Apesar de ser tratado de maneira informal há muito tempo, somente nos últimos anos vem ganhando destaque.
Governança de Ti vem inserida no contexto da governança corporativa que é um conceito que sustenta a transparência das operações para os investidores, clientes, empregados, fornecedores, credores e a própria comunidade.
Governança de TI não é uma disciplina ou atividade isolada e tem como proposito direcionar o desempenho e alinhamento da tecnologia com os negócios. Hoje a tecnologia da informação faz parte da estratégia das empresas, bem como a implementação da governança de TI. Em 2005, o IT Governance Institute conduziu uma pesquisa sobre a conscientização, percepção e aplicação da governança de TI e frameworks associados. Trata-se de uma pesquisa global entre empresas do segmento financeiro, telecomunicações, manufatura, varejo e setor publico onde os respondentes foram os membros da alta administração.
O Cobit vem sendo adotado como framework

Relacionados