Governança Corporativa de TI
Edson Roberto Bortolotto1
Resumo: Este trabalho tem o intuito de mostrar a importância e a necessidade de se implementar e implantar um processo de governança de TI corporativa. Neste contexto o trabalho informa o conceito de governança corporativa o que remete ao valor da governança corporativa de TI, seus alinhamentos estratégicos e o importante auxílio para a tomada de decisão. Seus tipos de governança, seus arquétipos, seus princípios e alguns modelos e melhores práticas utilizados são alvo de desenvolvimento nesta pesquisa. Demonstra que a governança agrega para preservar e otimizar o valor da organização fornecendo condições para a tomada de decisão mais inteligente, transparente, responsável e em conformidade às normas da organização. Descreve que a governança de TI corporativa oferece possibilidades de planejar e a mensurar os riscos, possibilitando que a empresa ao assumir um risco não tenha que correr riscos. O trabalho se desenvolve e faz a coleta das informações por pesquisa bibliográfica em livros, pesquisas e artigos.
Palavras-chave: Governança. Decisão. Risco.
1
Aluno de Pós Graduação da UNISUL/SC – Gerência de Projetos de TI, graduado em Gestão da Tecnologia da
Informação pela UNISUL, graduando em Bacharel em Administração de Empresas pela UNISUL –
Universidade do Sul de Santa Catarina. Brasília, 17/04/2014. erbortolotto@ibest.com.br
1.
INTRODUÇÃO
A Governança Corporativa encaminha para muitas discussões, seja por sua complexidade
de entendimento, sua implementação ou de sua implantação e isso nos direciona em primeiro momento ao encontro de seu conceito.
Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas,