Governança corporativa de ti
2.1 - CONCEITO:
O conceito de governança tecnológica, do termo em inglês it governance, define que a ti é um fator essencial para a gestão financeira e estratégica de uma organização e não apenas como suporte à empresa, sem ela tornam-se inviáveis as questões básicas da gestão corporativa.
Em sentido amplo:
“é o conjunto de processos, paradigmas, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é administrada”.
2.2 - O QUÉ É, PARA QUE SERVE?
A Governança de TI é parte integrante da Governança Corporativa e se preocupa com aqueles aspectos importantes que relacionam a TI aos negócios da organização, permitindo que a organização tire vantagem de suas informações ela pode ser vista como um orientador da Governança Corporativa. São estruturas de relacionamentos e processos para dirigir e controlar a organização no alcance de seus objetivos. Agregar valor a esses objetivos. Ao mesmo tempo, equilibrar os riscos em relação ao retorno da tecnologia de informação e a seus processos são estruturas e processos que buscam garantir que a Tecnologia da Informação suporte e leve os objetivos e estratégias da organização a assumirem o seu valor máximo permitem controlar a execução e a qualidade dos serviços e viabilizam o acompanhamento de contratos internos e externos, enfim definido as condições para o exercício eficaz da gestão com base em conceitos consolidados de qualidade, criando estruturas de governança que procura desenvolver participação e engajamento, definindo papéis e relacionamentos entre os membros da organização de modo a criar um processo decisório estratégico, que valoriza as estruturas descentralizadas. Tudo isso visa recuperar a credibilidade das organizações junto a seus acionistas e tratar dos principais ativos de uma organização: Humanos, financeiros, relacionamento, físicos, de conhecimento, de Informação e de Tecnologia da Informação.
É princípio básico de uma organização