Logistica reversa
Logística é sinônimo de abastecimento, é o gerenciamento do fluxo de materiais em aquisição até o seu ponto de consumo.
Nos últimos anos, ela vem sofrendo uma evolução, onde seus principais elementos estão na elaboração do planejamento estratégico, sendo responsáveis pelas vantagens competitivas das empresas.
Com a evolução logística, as grandes organizações passaram a se preocupar com a tendência de responsabilidade ambiental e se tornarem responsáveis pelo ciclo de vida de seus produtos, tentando encontrar uma solução para a utilização de recursos naturais sem gerar aumento de custos e despesas, trazendo consideráveis retornos para as empresas, estimulando cada vez mais novas iniciativas e justificando os investimentos realizados, iniciando o surgimento do conceito Logística Reversa.
A Logística Reversa planeja e controla o fluxo no que diz respeito ao retorno dos bens de pós venda e pós consumo em um ciclo produtivo de negócios.
A função da Logística Reversa é atender um publico consciente em relação a preservação do meio ambiente, aumentando a competitividade entre as empresas, valorizando o retorno de materiais e visando as empresas mais modernas.
A viabilização principal do retorno de materiais é o ciclo de vida destes e a adequação em descartar, reparar e reaproveitar esses produtos, que podem até mesmo serem revendidos, apenas descartando o produto em ultimo caso.
O objetivo estratégico da Logística Reversa é agregar um valor ao produto que é devolvido por motivos comerciais, como garantia do produto, falha no funcionamento dentre outras razões.
Ou seja, a Logística Reversa é o processo de retirar produtos novos e usados do seu ponto inicial da Cadeia de Suprimento, e restitui-los utilizando apenas regras de gerenciamento de materiais.
A Logística Reversa, ainda é considerada uma área com baixa prioridade, onde isso se reflete ao pequeno numero de empresas com gerencias dedicadas ao assunto.
DESENVOLVIMENTO
A logística