atuaçao do psicologo
Antes de entrarmos no assunto do CAPS AD, Iniciamos nossa discussão comentando sobre a reforma psiquiátrica que teve inicio em meados dos anos 80 do século XX. A realidade dos manicômios na época era muito antiquada e precária, pois as condições para os pacientes internados eram condições desumanas, onde estavam expostos a falta de higiene, modelo terapêutico precário, maus tratos e abusos. Porém o Movimento de Luta Antimanicomial surgiu justamente para criticar esse modelo. Posteriormente a realidade entra em mudança e ao passar do tempo surge o CAPS como um modelo terapêutico diferenciado.
Ao discutirmos o tema, respondemos inicialmente a uma pergunta importante, o que é dependência química? Aonde, chegamos à conclusão que, seria um conjunto de fenômenos fisiológicos, comportamentais no qual o individuo encontra na substância a sua prioridade.
Ao entrarmos no tema do CAPS AD ( Centro de Atenção psicossocial álcool e droga) fundado no ano de 2004,que tem como objetivo oferecer atenção secundaria a saúde mental em situações como transtornos mentais e sofrimento psíquico ligados ao abuso de álcool e outras substâncias.
Entendemos que o procedimento que o usuário recebe ao chegar ao CAPS é o Acolhimento, Avaliação psicológica, social e clinica. Sobre a atuação do psicólogo, segundo ao que lemos e entendemos é que não se tem um método especifico, cada profissional segue um método ao qual mais se identifica, possibilitando a troca de experiências, considerando as habilidades e percepções de cada um. Eles trabalham em uma equipe composta por 8 psicólogos, onde cada um traz consigo uma percepção, que pode ser a psicanálise, comportamental cognitiva, etc. Existe um projeto terapêutico onde são realizadas varias atividades que