geografia
Pode talvez dizer-se que a historia de Portugal começa no ano de 1095, data em que o Conde D. Henrique, vindo de Borgonha para ajudar a combater os muçulmanos que então ocupavam grande parte da Península, recebeu, em recompensa pelos seus feitos de armas, o Condado Portucalense de Afonso VI de Castela e leão. O filho do burguês, D. Afonso Henriques, proclamando rei em 1143, lançou-se á conquista de novo território, quer em luta contra os reinos cristãos vizinhos, quer contra os potentados mouros. Esta luta, conduzida sucessivamente pelos monarcas D. Sancho I, D. Afonso II , D. Sancho II e D. Afonso III, durou até 1249 , ano em que teve lugar a conquista do Algarve. Uma vez completo o território continental, Portugal entra numa época de organização interna, nos reinados de D. Dinis, D. Afonso IV, D Pedro I e D. Fernando.
No século XV inicia-se a expansão ultramarina dos portugueses, que viram a realizar mais ou menos metodicamente viagens de reconhecimento e comercio em África, azia e na América. Assim, descobriram os arquipélagos e dos Açores, da madeira e de cabo verde; exploraram a costa atlântica de África e internaram-se no continente até chegarem á foz do congo ; dobraram o cabo das tormentas em 1485 ( a que então passaram a chamar de cabo da Boa Esperança ), atingiram a Índia por mar em 1498, descobriram o Brasil em 1500, foram os primeiros europeus a contatar com vários povos do Extremo Oriente , e foi o mesmo um português ( Fernão de Magalhães , em 1519-21 ) a realizar a primeira viajem de circum-navegação do globo. Foi, na frase do poeta, um ‘’ dar novos mundos ao mundo’’, assente, em grande medida, no esforço de planeamento e na determinação de um homem ímpar , o infante D. Henrique, que impulsionou a fase decisiva do movimento expansionista.
Entretanto, sucediam-se no trono de Portugal vários monarcas (D.João I, D Duarte, D. Afonso V, D. João II, D. Manuel I, D. João III) .Na ,,época de D. Manuel I, Portugal alcançou máximo de