Olhares diversos sobre o Envelhecer
OLHARES DIVERSOS SOBRE O ENVELHECER
OLHARES DIVERSOS SOBRE O ENVELHECER
RESUMO
O envelhecimento populacional se torna cada vez mais relevante no mundo, e na sociedade brasileira, desperta interesse por suas implicações nos diversos setores da sociedade, por suas repercussões na dinâmica social e no cotidiano. De forma a apreender como as pessoas pensam, elaboram, articulam saberes sobre o processo de envelhecer, este estudo se propôs a realizar uma pesquisa, abrangendo indivíduos em idades variadas, organizados em quatro grupos por faixas etárias, acerca das representações sociais sobre o processo de envelhecer. A pesquisa foi realizada respeitando a livre expressão do entrevistado no que diz respeito a suas crenças e experiências relacionadas ao processo de envelhecer.
Palavras-chave
Representações Sociais, Envelhecer, Idosos, Sabedoria, Limitações, Dependência.
Objetivos
O objetivo deste estudo foi apreender as representações sociais a cerca do processo de envelhecer construída por indivíduos divididos em grupos por faixa etária, através de entrevistas realizadas em grupos distintos e locais variados; analisar os resultados e realizar a comparação entre as representações sociais sobre envelhecimento construídas pelos grupos.
Introdução
Segundo Santos (2010), No final da década de 60, chegaram ao Brasil novas imagens da velhice advindas da Europa, onde as análises da velhice começam a utilizar a noção de idoso. Ficando o termo ‘velho’ associado a uma conotação negativa voltada principalmente para as pessoas de mais idade das camadas populares que apresentam os traços do envelhecimento e do declínio. O termo idoso foi implementado e passou a substituir o termo ‘velho’ em textos oficiais assim como dos textos das análises antropológicas e sociológicas.
A Teoria das Representações Sociais (TRS), uma teoria psicossociológica do conhecimento,