ENVELHECER UM PROCESSO NATURAL ARTIGO CRISTINA
Letícia de Morais Costa
RESUMO
O presente artigo possui a intenção de voltarmos um olhar para a vida dos idosos e desvendar suas memórias, vidas sexuais, envelhecimento do corpo, entre outros diversos sentimentos. Antigamente não se dava tanta atenção para esta fase do desenvolvimento do ser humano, mas foi a partir da Organização Mundial da Saúde (1984) que esta fase foi considerada um fenômeno mundial. Na qual utiliza o tempo cronológico para se dar nome a fase de velhice pessoas que possuem 65 anos de idade ou mais. No Brasil ocorreu um acentuado crescimento de pessoas nessa faixa etária, mas isso é um ótimo sinal, pois representa um grande desenvolvimento para o país. Então a partir desse crescimento visível é necessário um olhar mais amplo e novas demandas ao se tratar dos idosos. É necessário, portanto abrir um espaço de socialização para estes respeita-los,e inseri-los na sociedade exercendo seus direitos. Com isso foi realizada a entrevista com uma idosa chamada Joana, na qual possui 68 anos de idade, é uma professora aposentada, reside no bairro Bom Pastor de Divinópolis, nascida na comunidade dos costar. Dona Joana tem prazer e orgulho de se enquadrar na terceira e idade, a seguir vamos descobrir e desvendar um pouco de sua historia de vida.
PALAVRAS-CHAVE Idosos, Envelhecimento, Sexualidade, Vitalidade, Memória.
INTRODUÇÃO
“Envelhecer é um processo natural, que marca uma etapa da vida do homem, e que se dá através de mudanças físicas, psicológicas e sociais. Com o avançar da idade vão ocorrendo alterações estruturais e funcionais, que são encontradas em todos os idosos, próprias do processo de envelhecimento normal. No entanto, essas alterações variam de um indivíduo para outro.” (Rosana & Márcia, 2011).
Envelhecer é um fenômeno biológico onde todos os seres humanos estão sujeitos a passar, na qual ocorrem varias aspectos psicológicas e mudanças físicas e comportamentais. O presente artigo relata a história de vida de uma