TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO
FAMETRO
ALUNOS:
ARTHUR MIRANDA
ANDREY PINHEIRO
MATHEUS RODRIGUES
MICAELEM NASCIMENTO
VIVIANE MARQUES
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO
MANAUS, 2015.
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS
FAMETRO
ALUNOS:
ARTHUR MIRANDA
ANDREY PINHEIRO
MATHEUS RODRIGUES
MICAELEM NASCIMENTO
VIVIANE MARQUES
PRISCILA SEREJO
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO
Trabalho do Semestre apresentado para avaliação do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Nível Superior, da Faculdade Metropolitana de Manaus, Fametro.
MANAUS, 2015
INTRODUÇÃO
A alvenaria tradicional pode ser entendida como um componente construído em obra através da união entre tijolos ou blocos por juntas de argamassa, formando um conjunto rígido e coeso.
Quando empregada apenas com a função de vedação, portanto não sendo dimensionada para resistir a cargas além de seu próprio peso, chama-se alvenaria de vedação.
São exemplos desse tipo as paredes de alvenaria utilizadas para o fechamento de vãos da maioria das edificações construídas pelo processo construtivo tradicional, ou seja, aquele que se caracteriza pelo emprego de estrutura em concreto armado e vedações de blocos cerâmicos ou de concreto, comuns Na maioria das edificações. Fazem a divisão dos ambientes da edificação, controlando a ação de agentes indesejáveis, entre os quais: intrusos, animais, vento, chuva, poeira e ruído, com isolamento térmico.
ALVENARIA X ESTRUTURA METÁLICA
1.Elementos componentes da estrutura:
Alvenaria:
Bloco
Componente básico da alvenaria. O bloco possui furos na vertical que possibilitam a passagem de instalações.
Argamassa
Componente utilizado na ligação dos blocos, pode ser industrializada ou feita em obra.
Assentamento dos blocos
Durante a elevação das paredes, os blocos devem ser assentados e alinhados segundo especificado em projeto e de forma a exigir o mínimo de ajuste possível. Devem ser posicionados enquanto a argamassa estiver trabalhável e plástica e, em caso de