Atuação do psicólogo
A parte mais complicada para a ação do psicólogo neste projeto é seu envolvimento com os órgãos públicos que participam ativamente do projeto. Entretanto, a vulnerabilidade dos jovens hoje em dia, é extremamente grande, e outro trabalho de conscientização é exatamente esse. Ajudar na criação de projetos de melhoria da segurança publica, por exemplo, num processo de demonstração de que o jovem necessita de proteção, considerando o índice alarmante 49.932 mortos em 2010.
Outra função importante o psicólogo, seria a criação de projetos demonstrativos ao Estado sobre recreação. Ou seja, esses jovens precisam também, de lugares a freqüentar. Lugares seguros e de lazer, informativo, cultural, pois isso faz parte de seu desenvolvimento. Além disso, a banalização sobre a violência em geral, mas principalmente contra os jovens, é aterrorizante. A falta de preocupação com a violência por parte do Estado é absurda, com base nesse projeto, o psicólogo pode criar meios de demonstrar que a segurança publica tem muitos problemas.
Por fim, a mudança dos territórios onde esses jovens se encontram. O ambiente onde vivem, tem de ser melhorado, e todos os aspectos. Isso seria o papel mais importante do psicólogo neste projeto, mudar o ambiente desses jovens pra que as outras ações já ditas possam ser concretizadas e asseguradas de que serão feitas.