Geoprocessamento
Os sensores permitem obter imagens além de outros tipos de dados da superfície terrestre capazes de registrar o comportamento destes diferentes materiais quando da interação com o fenômeno físico ao longo do espectro eletromagnético estabelecendo a relação existente entre eles, o qual pode ser entendido e interpretado através das técnicas de processamento de imagens. No caso deste trabalho, foram utilizados arquivos raster, como a imagem de satélite Landsat 5 TM, e os arquivos vetoriais, do município de Pelotas.
Desta forma, a presente proposta de relatório consiste em realizar um levantamento sobre a área da cidade supracitada sobre os diferentes usos e coberturas da terra, suas variações espaciais e quantitativas acerca das imagens utilizadas.
2. MATERIAIS
Foi utilizado o sensor LANDSAT-5TM para a captação da imagem utilizada neste relatório, no dia 28 de outubro de 2011 do município de Pelotas-RS. Os sensores, como já afirmado anteriormente, são capazes de registrar o comportamento destes diferentes materiais. A resolução espacial de 30 metros é definida pela capacidade do sistema sensor em “enxergar” objetos na superfície terrestre: quanto menor o objeto possível de ser visto for, maior a resolução espacial.
As imagens são individualmente produzidas em preto e branco e a quantidade de energia refletida pelos objetos vai determinar a representação em níveis de cinza. Para tal é usada a resolução radiométrica de 8bits que representa os